Mulheres são fortes

Comentarios
Mulheres são fortes. Há quem diga que não, mas só de vê-las lutar, conquistar coisas antes impossíveis em um mundo que aparentava não ser delas, percebe-se: é um mérito ter conquistado espaços.
Elas foram reservadas para complementar o homem. E fazem isto muito bem. Enfeitam a vida, tornando-a mais leve, mais graciosa. O que dizer das que sabem amar? Os filhos, o marido, os amigos, todos a reverenciam.
Elas sabem cuidar. Transformar lágrimas em sorriso, do nada, é habilidade essencialmente feminina. Como não amá-las?
A vida lhes cobra grande prova de amor. Nelas esse sentimento é uma oferta (ou estratégia?) disfarçada de maternidade. Durante esse período costumam mudar hábitos e ver a vida de maneira diferente. Outras iludem-se com o pensamento de estar se tornando deformada. Não é nada disso. Na verdade, ficam mais atraentes, com a pele mais bonita e cabelos idem.
A maternidade destrona a personalidade esporádica das mais jovens. Ela vem como o turbilhão do amor. Para ela as comportadas, alvoroçadas, patricinhas, piriguetes, emos ou ninfas são uma só coisa: mãe. E esse título tem poder mágico. Sua voz cura dor, sua presença significa amparo.
Indo mais além, temos as que foram encarregadas de gerar e cuidar de seres especiais. Aqui no Nordeste, em especial, centenas delas hoje cuidam com afeto dos filhos microcéfalos. O incidente comove a sociedade, altera o ritmo de convivência das famílias. Muitas dessas mães dispensaram suas atividades para dedicar-se ao amor particular. Por seus filhos empenham a vida. Seria impossível trabalhar oito horas por dia e cuidar de uma criança especial. Muitas delas foram abandonadas pelos pais de seus filhos. Enfrentaram uma cultura machista exacerbada, como se fossem culpadas por gerar a criança com essa doença. Mas nessas mulheres, apesar da vulnerabilidade social, não há sinais de fraqueza. É uma constante na cultura nordestina, a força e a resistência. Como escreveu Euclides da Cunha, “o nordestino é, antes de tudo, um forte”. A firmeza de caráter nelas se consolida. Muitas dão força às companheiras. Mulheres são fortes. Nossa homenagem a elas.

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Sivaldo Venerando. Tecnologia do Blogger.